sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Você tem mania de quê?

O seriado Monk, apresentado na Universal Chanel, revela o dia a dia de um detetive que cresceu com Transtorno Obsessivo Compulsivo, incluindo uma série de tiques e fobias. Quem puder assistir a série, irá perceber a infinidade de manias que o personagem apresenta.
A grande sacada da série, é o humor com as situações em que Adrian coloca o drama que vive o personagem que o impedem de ter uma vida normal, pois simplesmente ele não consegue evitá-las.
Ser obsessivo por algo, com impulsos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente, são sintomas de quem tem este transtorno mental. Alterações de comportamento, dos pensamentos e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão), acompanhados de ansiedade e desconforto.
As situações mais comuns presentes nestes pacientes são:
1) Preocupação excessiva com a sujeira, germes ou contaminação
2) Preocupação com simetria, ordem, sequência e alinhamento
3) Pensamentos, imagens, impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas
4) Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis, economizar
5) Preocupação com doenças ou com o corpo
6) Pensamentos supersticiosos: preocupação com cores de roupas, datas, horários, cenas ou músicas indesejáveis
7) Lavar as mãos, fazer verificações, contar, repetir frases ou número, alinhar os chinelos ao lado da cama, dar três batidas em uma pedra da calçada ao sair de casa.
Rituais que fazem parte do dia a dia são difíceis de ser controlados tais como: lavagens de mãos repetidamente, a necessidade de evitar tocar em objetos ou pessoas considerado contaminados (trincos de portas, bolsas, corrimão de escadarias, ônibus, bancos de praças); outra forma é a verificação constante de portas, janelas, torneiras, gás, aparelhos elétricos.
Se você apresenta qualquer um destes sintomas em seu dia a dia, procure um Psicólogo e tenha mais informações a respeito.

Nenhum comentário: