terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Em 2011....

Neste final de ano, assimile o seguinte:
1) busque o novo e coloque no papel as metas para o próximo ano,
2) perdoe-se dos erros que cometeu e encare os equívocos da vida como oportunidades para se corrigir e amadurecer,
3) mande cartões de fim de ano com mensagens carinhosas a quem você ama,
4) beba e coma sem culpa, afinal é momento de celebrar, de estar junto com sua família e,
5) estabeleça prioridades para o ano que se aproxima, afinal tudo precisa ter um rumo, um destino.

O mês de dezembro pede uma pausa e sugere uma reunião envolvendo a todos que amamos em torno de uma ceia de Natal, troca de presentes e carinhos; é uma data muito linda que podemos recordar a nossa infância, o Papai Noel, muitos presentes e uma variedade de pratos doces e salgados que não sabemos por onde começar.

Esta sensação gera a expectativa de algo positivo e prazeroso está por se aproximar, por isso curta estas festa e busque muita energia, forças e renovações para este novo ano que se aproxima daqui uma semana.
Feliz 2011!

Supersucos

Misturas deliciosas e nutritivas que na estação de agora são consumidos em qualquer horário; antes, durante ou após as refeições.
Várias frutas podem despertar um sabor extraordinário e além de ser um alimento puro e nutritivo, oferece ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras.
Sucos melhoram o sistema cardiovascular, o controle da hipertensão e ajuda na desintoxicação do organismo.
Esta maravilha, que promove somente benefícios ao nosso corpo, é ideal quando consumida após o preparo, afim de evitar a perda de algum componente.
Invente o seu suco hoje, porém considere algumas dicas que a Revista Saúde de dezembro informa aos seus leitores:
1) Mamão – riquíssimo em vitamina A
2) Abacate – abastecido de vitamina E
3) Laranja – altas doses de vitamina C
4) Banana – vitamina B

Receita:
Suco de Banana + Laranja + Mamão
1 laranja
1 colher de (chá) de açúcar (Dica: substitua por mel)
½ copo de água
1 banana
½ mamão papaia

Modo de preparo: Corte a laranja como se fosse para salada de frutas, junte com o mamão e a banana; coloque tudo no liquidificador com o cópia de água e a colher de mel. Sirva sem coar.
Bom apetite!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Você gosta de Alho?


A revista Saúde do mês de novembro informou aos seus leitores que este vegetal detêm doenças do coração que atacam os diabéticos.

O alho é rico em antioxidantes, fortalece o sistema imune, tem vitamina C e ainda potássio, que aumenta a elasticidade arterial.

Incrível não é?

Este tempero é fabuloso em alguns pratos e ainda serve como remédio em algumas patologias.

Em forma de cápsulas ou até consumidos cru, o alho é trata bronquite, asma, gripe, dores de dente.

A título de curiosidade, antigamente, o alho era usado para diminuir a coagulação sanguinea e, desde 1500 lá na Ásia Central já apresenva suas propriedades medicinais conhecidas em diversos países.

O uso regular do alho, aumenta a longevidade, reduz os riscos de infarto, o colesterol LDL (ruim) e combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer e elimina cansaço, melhora visão e é indicado para dores de cabeça, insônia, entre outras doenças.

Alho é qualidade de vida.

Consuma até 2 grãos por dia e fique saúdavel.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Delícia de Panetone


O panetone é um alimento tradicional da época de Natal na Itália.
Este pão doce e recheado com frutas secas tem uma lenda, onde afirma a criação no século XII por um padeiro da região da Lombardia, chamado de Toni, que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheado com frutas cristalizadas, com o tempo esse pão recebeu o nome de “pão di Toni” ou seja “pão do toni’ que atualmente é o panetone.
Da Itália para o mundo, o panetone invadiu as nossas casas, ocupando espaço especial na ceia de natal.
Panetone simboliza o Natal, ele já faz parte de nossas compras dentro do mês de dezembro.
Panetone pode servir como presente e também como parte do cardápio da noite do dia 24.
Várias marcas e diversos sabores começam a chegar aos supermercados no início de novembro, porém quem gosta de preparar em casa e colocar a mão na massa, pode até elaborar o seu panetone exclusivo, confira a receita abaixo e boas festas.

Receita de Panetone de Nozes


Ingredientes
Primeira fase:
Esponja:30 gramas de gemas de ovos (cerca de 2 gemas)160 gramas de farinha de trigo40 gramas de fermento de pão100 gramas de água gelada
Segunda fase:
100 gramas de uva passa curtida em rum ou outra bebida80 gramas de nozes uma pitada de canela em pó100 gramas de margarina para culinária sem sal2 formas descartáveis para panetone3 gramas de essência de panetone240 gramas de farinha de trigo100 gramas de gemas de ovos100 gramas de açúcar5 gramas de sal

Cobertura:
2 (sopa) de clara de ovo para dar o ponto40 gramas de açúcar de confeiteiro para polvilhar40 gramas de açúcar de confeiteiro40 gramas de açúcar refinado12 gramas de nozes picadas12 gramas de trigo

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes da primeira fase até obter uma massa homogênea. Levar a massa (esponja) para descansar na geladeira por 40 minutos. Depois, juntar à esponja: as gemas restantes, o açúcar, o sal, a essência de panetone e a farinha de trigo. Misturar bastante até que a massa esteja elástica a ponto de poder esticá-la com as mãos. Acrescentar a margarina e continuar mexendo até o ponto véu. Ou seja, até que ao esticar a massa com os dedos ela fique fina quase transparente e sem arrebentar. Então, despejar as nozes e as passas (sem misturar) e deixar descansar por 10 minutos. Após o período, englobar as nozes e as passas. Untar uma mesa ou bancada com óleo e colocar a massa (que é bem elástica e grudenta), partir em dois pedaços de cerca de 550 gramas. Fazer uma bola com cada parte e deixar descansar por mais 10 minutos. Arredondar os pedaços novamente e colocar cada um em uma forma. Deixar descansar por mais 50 minutos (até a massa atingir um dedo abaixo da borda da forma).
Cobertura:
Cobrir os panetones com a calda. Levar ao forno em 180 graus pr cerca de 50 minutos (até o panetone ultrapassar o papel em uns 4 centímetros e ficar moreninho e fofo). Deixar esfriar, polvilhar com o açúcar de confeiteiro restante e embalar em papel celofane (ou saco plástico) ou colocar em uma lata para não ressecar.

Ceia de Natal


Natal está se aproximando e junto com ele a união de pessoas que a tempo não vemos.
Celebrar esta data e confraternizar com quem amamos é o que destaca o mês de Dezembro, pois temos festas no trabalho, com os amigos, vizinhos e familiares.
Mas tudo se concentra na noite do dia 24, onde vamos elaborar uma ceia especial para receber pessoas carinhosas em um espaço que promete muita felicidade, presentes e brindes.
Preparar uma ceia de Natal requer cuidado com os pratos a serem servidos mais uma decoração especial que fará parte da comemoração.
A ceia de natal é uma tradição que fez parte da cultura européia, onde das portas das casas ficavam abertas para receber viajantes e peregrinos, e estes juntamente com a família hospedeira confraternizarem esta data tão significativa para os cristãos.
Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos, como: peru, leitão, arroz, farofa, castanhas, nozes, salada tropical, vinhos, espumantes; entre outras receitas que algumas famílias adotam a gosto.
Cada país comemora num formato diferente ao do brasileiro, por exemplo os russos evitam a carne, os jamaicanos usam e abusam das ervilhas em suas receitas para a ceia, os australianos fazem suas ceias em praias e os africanos colocam mesas fora das casas e ali montam sua ceia.
Prepare sua ceia com carinho, informe-se de novidades que poderão compor a sua mesa e agradar a todos os paladares.
Tenha uma excelente noite de Natal.