segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como administrar o nosso estresse


O estresse existe desde os primórdios da humanidade, quando o homem precisava lutar pela sobrevivência básica todos os dias. Hoje em dia ele está bastante acentuado pelo fato de não termos mecanismos de desarme concretos e com isso permanecemos neste estado.
Encontrado em todas as idades e segmentos sociais, uma vez que a luta pela sobrevivência diária é muito dura nas classes menos privilegiadas e extremamente exigente nas classes mais altas.
Crianças ficam estressadas com o excesso de tarefas e atividades, idosos com a baixa renda da aposentadoria e a cobrança da vida atual e os adultos praticamente podemos afirmar que quase todos apresentam algum grau de estresse negativo, salienta a Terapeuta.
Como podemos saber se estamos estressados?
A Terapeuta Holística Laura D Monteiro destacou alguns pontos que são evidentes a presença do estresse:
Insônia, ansiedade, irritabilidade, resfriados e gripes repetitivas, na seqüencia pode aparecer gastrite e má digestão, queda da imunidade, alergias, elevação da pressão sangüinea, taxas de colesterol elevadas, aumento da gordura abdominal levando à várias outras desordens e síndromes.
A pessoa quando estressada passa a buscar mecanismos de escape, como comer alimentos gordurosos/calóricos, ingerir bebidas alcoólicas o outras drogas com a ânsia de relaxar; fumar excessivamente, trazendo um total desequilíbrio diante de um organismo já debilitado pelo estresse.”O consumo destes produtos, considerados válvulas de escape agravam o sintomas, eleva a pressão sangüinea, aumenta os riscos cardiovasculares, traz conseqüências mais graves para a saúde do corpo, da mente, das emoções e do espírito”, alerta Laura D Monteiro.


O estresse é desencadeado muito mais por situações emocionais do que físicas, são situação de disputas no trabalho, incertezas quanto à sobrevivência material, corrida contra o tempo, excesso de responsabilidade, demandas cada vez maiores em todas as áreas de nossas vidas, que nos levam a este estado crônico de estresse, não permitindo o desarme do mesmo.
O que devemos reavaliar é como lidamos com estes fatores estressantes, pequenos hábitos precisamos detectá-los e transformá-los para que nossa vida seja mais leve e prazerosa, talvez tenhamos que identificar estes pontos e minimizá-los com a procura de uma terapia ou técnicas a serem praticadas diariamente.

Laura D Monteiro dá uma dica para o leitor da Revista Eléve
“Invista em qualidade de vida, cuide de sua alimentação, pratique atividade física moderada, busque lazer, desfrute da companhia de amigos, sinta o apoio da família, pratique uma atividade social voluntária, faça exercícios de respiração e meditação, identifique e transforme como lidamos com os fatores estressores; cultive alguma crença espiritual que também auxilia muito, pois nos ajuda a ter uma visão mais ampla dos problemas enfrentados”.

Laura D Monteiro
Terapeuta Holística - CRT 31217

Nenhum comentário: